Estudos

Café com Freud

 

 

 

 

 

 

   Informações

Serão realizados seis encontros, na modalidade online e ao vivo, em datas e horários previamente selecionadas e transmitidos pela plataforma Zoom.us. Também será possível participar dos encontros de modo avulso, escolhendo cada encontro, pelo texto e conceitos a ser trabalhado, além das leituras complementares.

Ao longo de várias décadas, Sigmund Freud, dedicou-se a invenção da Psicanálise: sua articulação entre método, teoria e clínica. Utilizou-se da escuta clínica para estruturar conceitos, da prática para a teoria, revisitando-os e abandonando-os quando necessário, um aprendizado constante em seus casos clínicos.

Entre os anos de 1911 e 1915, Freud escreveu seis textos que norteiam a técnica psicanalítica, nomeados artigos sobre técnica. São elaborações teóricas de Freud, acerca da técnica que ainda permanecem atuais, com reformulações acrescentadas, mas sempre mantendo os pilares centrais que norteiam essa práxis.

 

A proposta do Café com Freud é uma leitura sistematizada e crítica, acerca dos seus artigos sobre a técnica, encontros que serão apresentados do ponto de vista teórico-clínico, permitindo o aprofundamento da obra de Sigmund Freud e os seus efeitos no mundo contemporâneo.

Não se pretende com esses encontros validar qualquer tipo de formação, com direito a certificados que atestem um estudo acadêmico. Contudo, são encontros que promovem a discussão e interlocução de vários sujeitos com a psicanálise a partir de um estudo em grupo. Uma ação em direção ao desejo de cada um.

 

Importante! 

 

  • Vagas limitadas.

  • Não haverá reposição do encontro.

  • Datas sujeitas à alteração.

  • Em caso de dúvidas entrar em contato via e-mail (contatocafecompsicanalise@gmail.com) ou pelo Instagram (@cafecom.psicanalise).o pelo u 

Próximo Café

6 Encontros - Grupo Contínuo

Setembro

 

Quarta-feira -19:30 às 21:30

Frequência quinzenal

09

Encontros:

1° Encontro - O uso da interpretação dos sonhos na Psicanálise (1911)

2° Encontro - A dinâmica da transferência (1912)

3° Encontro - Recomendações ao médico que pratica a psicanálise (1912)

4° Encontro - O início do tratamento (1913)

5° Encontro - Recordar, repetir e elaborar (1914)

6° Encontro - Observações sobre o amor de transferência (1915)